Nossos Valores

A clínica Bem-Me-Quer possui alguns pilares que sustentam a visão e mostram como é a abordagem dos pacientes.

Tratamento multidisciplinar

Contando com uma equipe extremamente completa, buscamos sempre tratar as crianças e adolescentes na sua integralidade.

Atendimento centrado no paciente

O paciente é nossa prioridade. Por isso, contamos com um ambiente que possibilita conforto e eficácia no tratamento de qualquer patologia.

Foco no Crescimento saudável

O pediatra cuida de bebês, crianças e adolescentes até a idade de 18 anos. Uma vez que lidamos com o paciente por muitos anos, focamos em ajudá-lo a se desenvolver de maneira saudável e consistente.

Sobre as especialidades

Pneumologia

Pneumologia pediátrica é a área da pediatria que estuda o funcionamento da respiração e a estrutura dos pulmões. É responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças respiratórias que acometem crianças e adolescentes. Os sintomas que podem indicar acometimento pulmonar são: tosse, chieira, cansaço, esforço respiratório, estridor, entre outros. Doenças comuns que afetam o sistema respiratório são bronquiolite, asma, bronquite, tuberculose pulmonar, pneumonias, displasia broncopulmonar, apneia obstrutiva do sono, malformações do trato respiratório, entre outras.

Alergia

A alergia pediátrica é a subespecialidade da pediatria que visa o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças alérgicas em crianças e adolescentes. A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico a uma substância que entra em contato com o organismo. Quando não controlada, a alergia pode causar infecções frequentes como otites, sinusites e pneumonias. Além disso, pode afetar o sono, o rendimento escolar, o crescimento e o desenvolvimento da criança. Os sintomas que podem indicar alergia são: coriza, congestão nasal, respiração pela boca, espirros frequentes, coceira no nariz, olhos vermelhos ou inchados, lacrimejamento constante, tosse, chieira, pele ressecada e irritada, coceira na pele, entre outros. Doenças comuns tratadas pelo alergista são: urticária, dermatite atópica, rinite alérgica, conjuntivite alérgica, reações anafiláticas e alergias alimentares, medicamentosas e causadas por insetos.

Principais Atendimentos

Asma

Trata-se de uma doença crônica em que as vias aéreas ficam inflamadas. No caso da asma infantil, o quadro é mais preocupante, pois suas vias respiratórias tem um calibre menor do que a dos adultos, portanto qualquer inflamação pode ser mais prejudicial e impedir a passagem de ar. Por isso mesmo, a asma infantil costuma causar mais hospitalizações e visitas à emergência do que a asma em adultos. Em caso de crises respiratórias frequentes, especialmente durante a noite, procure um especialista que irá te orientar melhor sobre o assunto.

Sinusite

O problema pode ser desencadeado por um resfriado ou por alergias e pode desaparecer por conta própria. A sinusite crônica dura até oito semanas e pode ser causada por uma infecção ou por tumores. Os sintomas incluem dor de cabeça, dor facial, secreção nasal e congestão nasal. Por causa da imaturidade imunológica e de fatores ambientais que facilitam a transmissão de micro-organismos, a sinusite também pode acometer crianças e bebês. 

Pneumonia

A pneumonia infantil é uma infecção no pulmão da criança. Os sintomas são muito semelhantes aos da gripe, mas vão piorando com o passar dos dias, diferente da gripe que logo vai embora. Geralmente, o problema é causado por vírus ou bactérias que afetam, principalmente, bebês com menos de um ano de idade. Assim, deve-se vestir as crianças de forma adequada, para que não haja mudanças bruscas de temperatura, e evitar fumar perto delas, especialmente dentro de casa. Isso tudo ajuda na prevenção da pneumonia na infância.

Marque já sua consulta!

Pneumonias e alergias são extremamente comuns na infância. Embora na maioria das vezes os pais optem por um tratamento mais simples, em casos mais graves ou repetitivos é necessário um especialista no assunto. Não hesite em escolher o melhor tratamento!

sobre a profissional

Dra. Carolina Andrade Neves Silva

Graduada em medicina pela Universidade José do Rosário Vellano - Unifenas Belo Horizonte em 2011. Possui residência em Pediatria pelo Hospital Universitário Ciências Médicas e residência em Pneumologia e Alergia Pediátrica pelo Hospital Infantil João Paulo II / FHEMIG. Atua como Pediatra, Pneumologista Pediátrica e Alergista Pediátrica nos Hospitais Felício Rocho e Hospital Infantil São Camilo. Também atua como pediatra do Hospital Universitário Ciências Médicas.

fale com a gente

  • Para agendar uma consulta ou tirar suas dúvidas, basta entrar em contato conosco por telefone ou preencher o formulário ao lado.
  • Rua Turmalina, 448, Prado - Belo Horizonte - MG

blog

Asma

Asma: diagnóstico e tratamento

A asma é uma doença crônica que causa inflamação nas vias aéreas. Ela pode surgir em qualquer etapa da vida, porém a incidência é maior

Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.
Dra. Janaina Forteslino Belo – Pediatria – CRM 53178